CURSO SERDIA

Fortalecimento da Rede da Pessoa com Deficiência e Implantação do Serdia

APRESENTAÇÃO

Com a publicação da Portaria n.° 159-R, de 20 de dezembro de 2022, por parte da Secretaria de Estado da Saúde que “institui a Política Estadual de Cofinanciamento dos Serviços Especializados em Reabilitação de Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo – SERDIA no âmbito do SUS no Estado do Espírito Santo” se concretiza uma luta importante capitaneada pelos movimentos sociais no sentido de estabelecer uma política de estado para construir uma rede de atendimento especializado a essa parcela da população. Passado esse primeiro momento, o desafio atual é conseguir a adesão dos Municípios e a implantação dos serviços. Para isso, é imperativo que possamos qualificar os técnicos das Superintendências Regionais, dos Municípios e das Instituições sobre o que é o SERDIA, encorado em quais bases ele surge o como fazer a adesão e sua implantação. Esta informação precisa estar disponível constantemente.

Nesse sentido, a oferta de um curso on-line atende perfeitamente essa expectativa, haja vista a possibilidade e flexibilidade de acessar o conteúdo a qualquer tempo, podendo, ainda chegar a todos os Municípios do Estado de forma rápida, permanente e praticamente sem custo.

 

EMENTA

Rede da Pessoa com Deficiência e o que ela se prepõe. Papel ativo que as Instituições como as Apaes desenvolvem ao longo de décadas na oferta de serviços especializados para as pessoas com deficiência intelectual e na luta por direitos. Conceitos e termos que norteiam a estruturação da Rede de Cuidados, a criação do SERDIA e a luta das pessoas com deficiência, como reabilitação, regulação, estimulação precoce, autismo, terapias, entre outros. Objetivos, as diretrizes, as competências, a organização, os critérios de elegibilidade, o financiamento e os indicadores que norteiam o SERDIA. Os fluxos para adesão e implantação do SERDIA por parte dos Municípios, bem como os modelos de documentos obrigatórios, tais como termo de adesão, plano de trabalho institucional, projeto terapêutico singular, entre outros.

 

PÚBLICO

Todos os envolvidos no processo de habilitação do Serdia (municípios e entidades)

 

NÚMERO DE VAGAS

Vagas Ilimitadas

 

CARGA HORÁRIA

10h

 

ACESSO

15 dias

 

METODOLOGIA

Assistir os vídeos aulas e realizar a leitura de referências básicas

 

CORPO DOCENTE

Vanderson Pedruzzi Gaburo: Sociólogo e Mestre em História Social das Relações Políticas (Ufes). É também especialista em Apoio em Saúde (Unicamp) e Auditoria em Saúde (Faesa). Foi secretário municipal de saúde de Vargem Alta, onde também foi presidente dos conselhos de saúde e da criança e do adolescente do Município. Foi da diretoria do Cosems - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do ES. Foi professor da FUPAC/UNIVENETO e UAB/UFES, tutor da Unitins. Atualmente é consultor, palestrante e professor do MBA em Gestão de Pessoas na UVV. Atua no movimento apaeano há mais de 20 anos, contribuindo como assessor, consultor, conselheiro regional e coordenador de projetos e de saúde das APAEs do ES, atuando na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e na luta pela inclusão. Desde 2018 é presidente da Federação das APAEs do Estado.


Vanessa Suzana Costa: Especialista em Atenção Básica em Saúde , em Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho. Coordenadora do Curso de Capacitação Multiprofissional em Reabilitação aplicada á Deficiência Intelectual e TEA do ICEPI e Referência Técnica da RCPD Estadual.

 

 

Módulo Conteúdo Carga Horária
1 - A Rede da Pessoa com Deficiência e o papel das Instituições

A Rede da Pessoa com
Deficiência e o que ela se prepõe e o papel ativo que as Instituições como as Apaes desenvolvem ao longo de décadas na oferta de serviços especializados para as pessoas com deficiência intelectual e na luta por direitos.

2h
2 - A Rede da Pessoa com Deficiência no Estado do Espírito Santo Panorama da construção da Rede no Estado, seus estágios, desafios e os serviços articulado. 2h
3 - Alinhando conceitos e definições

Conceitos e termos que
norteiam a estruturação da Rede de Cuidados, a criação
do SERDIA e a luta das
pessoas com deficiência, como reabilitação, regulação, estimulação precoce, autismo, terapias, entre outros.

1h
4 - O que é o SERDIA?

Objetivos, diretrizes,
competências, organização, critérios de elegibilidade,
financiamento e indicadores
que norteiam o SERDIA.

2h
5- Implantação do
SERDIA

Fluxos para adesão e
implantação do SERDIA por parte dos Municípios, bem
como os modelos de
documentos obrigatórios, tais como termo de adesão, plano de trabalho institucional, projeto terapêutico singular, entre outros.

3h

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!

GRATUITO

© 2024. UNIAPAE-ES. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas